Fevereiro 2017

Caso de sucesso: LOCALIZAÇÃO E DETECÇÃO DE FUGAS EM GASODUTO EM TEMPO RECORD.

Apresentação do caso
Gasoduto de 20 " com 40 km de comprimento, que atualmente transporta 1,2 MM m3 / dia de gás natural a 53 kg / cm2 e 25 ° desde uma unidade de tratamento até um ponto de distribuição.
O sistema atravessa uma geografia desfavorável, com acesso limitado, sendo este o principal motivo para a necessidade do monitoramento e controle de vazamento na linha.
A solução
A Morken instalou um sistema de monitoramento da linha capaz de detectar e localizar fugas mediante o modelamento e estudo do sistema. A tecnologia utiliza múltiplos diagnósticos como a análise de ondas de pressão, modelado em tempo real, e gradientes de pressão para analisar as informações provenientes de medidores de pressão, vazão e temperatura já instalados na linha.
Esta informação é recolhida a partir do sistema SCADA constantemente.
Resultados e benefícios
Durante a fase de testes exigido pelo cliente, o sistema foi capaz de detectar e localizar uma fuga de gás com 3% do fluxo nominal, com um erro menor que 0,25% do comprimento do duto.
Este registro é apresentado como comprovação e garantia do funcionamento do sistema para detecção e localização de vazamentos em transporte de fluidos de fase liquida ou gasosa sem limitações.